como fazer um tcc passo a passo

Como Fazer um TCC em 5 Passos

Você sabe como fazer um TCC passo a passo? Está com dificuldades para elaborar o seu Trabalho de Conclusão de Curso? Veja algumas dicas que podem te ajudar.

Todo universitário conta os semestres, os meses, e até os dias para a tão sonhada conclusão da graduação. É uma jornada bem árdua, envolve muito empenho e dedicação.

Muitos daqueles que estão cursando uma faculdade passam pela dificuldade de conciliar trabalho e estudo, assim como vida pessoal e social.

Quando chega o último ano, juntamente com a sensação de vitória e de que o objetivo está sendo cumprido, surge a preocupação com o tão temido TCC.

A maioria dos estudantes, mesmo após anos de preparação acadêmica, ainda tem dificuldades para elaborar um TCC. São vários detalhes e regras que devem ser observados para que o trabalho seja bem feito.

5 passos que ensinam como fazer um TCC

como fazer um tcc

1 – A definição do tema

O primeiro passo para fazer um Trabalho de Conclusão de Curso é definir o tema que será abordado.

Nesse ponto muitos universitários se perdem, porque além de escolher o tema é necessário delimitá-lo, colocar um foco. Temas muito amplos não respondem perguntas específicas.

Por exemplo: eu pretendo fazer um TCC sobre Psicologia, mas é um campo muito abrangente, penso no que, exatamente, eu quero descobrir com essa pesquisa.

Quero falar sobre infidelidade nos relacionamentos. Melhorou? Sim, mas ainda está amplo, é necessário afunilar.

Para deixar o tema bem específico, posso, então, fazer um TCC sobre “As implicações da infidelidade nos relacionamentos contemporâneos”.

OBS: É fundamental escolher um tema que você goste e que irá te motivar na hora de fazer o Trabalho de Conclusão de Curso.

2 – A escolha do orientador

O orientador é o professor que irá te acompanhar na jornada de realização do TCC, desde o auxílio nas etapas básicas da construção do trabalho até o momento da apresentação.

Portanto, é importante que seja um docente com o qual você se identifique. Tão importante quanto isso, é escolher um orientador que tenha conhecimento sobre o tema que você pretende abordar no Trabalho de Conclusão de Curso.

Outro ponto relevante na escolha do orientador é a facilidade de comunicação. Muitos professores são sobrecarregados, exercem múltiplas funções e nem sempre estão disponíveis para responder questões e tirar dúvidas dos estudantes.

3 – O levantamento da bibliografia

Definido o tema e escolhido o orientador, agora é hora de ler, ler e ler mais um pouco. Para fazer um TCC, você precisa pesquisar e absorver o máximo possível de informações sobre o assunto que será trabalhado.

Por se tratar de um trabalho acadêmico, lembre-se de utilizar fontes confiáveis, como livros, periódicos, revistas e demais artigos eletrônicos de caráter científico.

O TCC pode ser feito somente com base em levantamento bibliográfico, como pode incluir pesquisas de campo.

4 – A estrutura e a escrita do texto

Esteja preparado para fazer e refazer o texto, quantas vezes precisar. Existem padrões a serem seguidos para fazer um Trabalho de Conclusão de Curso. Até o dia da apresentação muitas correções poderão ser solicitadas pelo orientador.

A escrita deve ser acadêmica, em 3ª pessoa, com linguagem técnica e impessoal. Os parágrafos devem ter correlação, sem ideias soltas.

A estrutura do TCC inclui: resumo, introdução, revisão de literatura, justificativa, objetivos, resultados e discussão, considerações finais e referências bibliográficas.

As normas da ABNT devem ser devidamente seguidas, como fonte, configuração das margens, espaçamento entre linhas, etc.

O plágio está fora de questão, todos sabem, mas não custa reforçar.

5 – A apresentação do TCC- Trabalho de Conclusão de Curso

Chegou o grande momento! O nervosismo é compreensível na hora de apresentar o TCC.

A dica principal para se sair bem na apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso é o domínio do conteúdo.

Você pode demonstrar nervosismo, e isso é absolutamente natural, mas os membros da banca examinadora irão avaliar o seu nível de conhecimento sobre o tema apresentado.

Então, é fundamental estudar, simular apresentações e se preparar muito para esse dia. E lembre-se de que são apenas alguns minutos, depois disso a recompensa é aquela vitoriosa sensação de dever cumprido e autorrealização.

Para saber mais, acesse http://comofazerumtccpassoapasso.com/